Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 2 de abril de 2013

Naked Cake ou Bolo Pelado


Não é só a moda que vive criando novas tendências, na gastronomia isso também acontece. O lançamento de novas "modas" sempre trazem para os gourmets de plantão surpresas deliciosas. Depois da febre dos cupcakes, popcakes, entre outros, a mais nova tendência chama-se Naked Cake, que em português se chama Bolo Nu ou Bolo Pelado. Isso mesmo, um bolo sem a cobertura de glacê ou pasta americana, ficando com o recheio todo à mostra, como o elemento visual principal.


É muito fácil de fazer e principalmente de comer. Essa novidade vem dos Estados Unidos e da Europa e promete virar mania também no Brasil.

O naked cake também é conhecido como bolo reconstruído ou rústico, e com uma decoração de flores ou frutas garatem o charme e aguçam nosso paladar. Feito com uma massa molhadinha e com recheio generoso, até quem não gosta muito de doce, se rende a esse prazer.


O bolo pelado combina muito com casamentos no campo, à luz do dia, com cerimônias românticas e discretas.Se a noiva estiver à procura glamour, esse bolo pode não ser a melhor opção, por isso é mais indicado para casamentos de manhã ou à tarde. Uma idéia bem bacana, é combinar o recheio com os outros elementos da festa. Quanto aos sabores, não há limites, a tendência é fazer com as frutas da estação, mas os ganache branco, doce de leite, nozes, chocolate, também vai bem. Com certeza, não irá sobrar nenhum pedaço.
 





Confira abaixo uma receita de um naked cake:


A receita do bolo em questão é um Red Velvet Cake, ou seja, Bolo de Veludo Vermelho, um bolo super macio com a massa em um tom forte de vermelho, cor obtida pela reação química do vinagre com o bicarbonato de sódio.

Naked Red Velvet Cake




Você vai precisar de:

Massa

- 170 ml de Iogurte Natural

- 5 ml de essência  de baunilha

- 10 ml de corante vermelho em gel

- 300 g de farinha de trigo

- 240 g de açúcar

- 10 g de bicarbonato de sódio

- 10 g de fermento para bolo

- 5 g de sal

- 20 g de chocolate em pó (o certo é usar cacau)

- 3 ovos grandes

- 200 g de manteiga sem sal

- 10 ml de vinagre branco

Recheio

- 150 g de cream cheese (1 pacotinho)

- 50 g de manteiga

- 300 g de açúcar de confeiteiro

Modo de preparar:

Pré aqueça o forno tempetarura baixa: 160, 180 graus. Retire a manteiga e os ovos da geladeira, para que fiquem em temperatura ambiente.

Em um recipiente junte, o iogurte e  corante. Misture bem. Adicione a essência de baunilha. Depois reserve.

Em outra vasilha, adicione os ingredientes secos: farinha,  bicarbonato, fermento, sal e chocolate. Misture e depois peneire essa mistura. Reservar.

Quando a manteiga estiver bem amolecida (em ponto de pomada), bata com o açúcar até que fique o creme branco e homogêneo. Adicione os 3 ovos, um de cada vez, sempre batendo a massa (mais ou menos 8 minutos).

Adicione o vinagre e bata mais um pouco.

Adicione a mistura seca e a mistura de iogurte em 4 partes alternadas, sempre batendo a massa.

Unte a forma com manteiga e farinha.

Coloque a massa na forma e leve ao forno por mais ou menos 40 minutos.

Preparando o recheio:

Para o recheio os ingredientes devem estar em temperatura ambiente. Bata o cream cheese e a manteiga na batedeira. Quando o creme estiver homogêneo, peneire o açúcar de confeiteiro e bata por 15 minutos.

Reserve o recheio e deixe esfriar.

Montagem:

Corte o bolo em 3 partes iguais. Recheie as duas partes centrais, com cuidado na hora de encaixar as partes.

Polvilhe açúcar de confeiteiro por cima do bolo, e decore com frutas ou flores. Use sua criatividade, com certeza o naked cake irá fazer um enorme sucesso.






1 Comentário:

Artesanato Doce disse...

Lindos, rústicos e sóbrios e deliciosos!

Postar um comentário

  ©Atualidades Online - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo